Top 10 Comunicação eficaz

O Top 10 Comunicação eficaz mostra-lhe os principais passos que se devem dar para conseguir que uma mensagem passe com eficácia para o público alvo.

São truques simples de aprender para que deseja que uma comunicação eficaz possa alavancar o seu produto, iniciativa ou evento.

Tratamos aqui das questões mais simples e que qualquer pessoa pode fazer com uma pequena equipa ou mesmo a sós.

Este é o nosso Top 10 de comunicação eficaz:

comunicação eficaz

 

Escolher o público

A escolha do público-alvo é fundamental. Deve concentrar-se a mensagem junto dos potenciais interessados, deixando os que nunca se interessarão pelo tema de lado. Isto é: se lançar um carro, o seu público alvo tem de ser estudado conforme o modelo e o tempo de lançamento. Um carro utilitário, urbano e pequeno pede um público jovem, ou uma família que necessite de um veículo para a cidade e não para grandes viagens. Descubra o seu público, primeiro, e concentre a comunicação eficaz para esse público. Não tente abarcar, neste exemplo, criadores de gado que usam apenas grandes carrinhas ou gamers de consolas de jogos… 

Invista tempo neste passo para aumentar o sucesso.

 

Escolher a mensagem

A mensagem não é apenas o texto (copy) do que quer transmitir. São as cores, as formas, os meios de difusão da campanha. Tudo isto compõe, no final, a mensagem de comunicação. Para lançar um produto como um automóvel utilitário e barato a mensagem não focará o luxo, os extras ou mesmo o status que a marca empresta. Pelo contrário, a mensagem deve ser centrada na utilidade que o potencial comprador vai encontrar nesse veículo, novo e divertido, económico e dinâmico.

 

Adaptar a comunicação

Adapte, adapte, adapte. A comunicação eficaz tem como grande segredo adaptar a mensagem aos códigos que o público potencial entende. A escolha de uma linguagem incorrecta pode afectar negativamente toda a campanha. Por exemplo, a palavra “bué” vende para jovens e estudantes, mas é uma expressão proibida quando se tenta alcançar um público adulto e com status. Atenção: este último público pode usar a palavra “bué”, mas não a associa a qualidade, segurança, maturidade ou empreendedorismo. Já os jovens podem incorporar essa palavra sob o efeito de comunicação de proximidade. 

 

Definir orçamento eficaz

Saiba, desde o início, quanto tem para gastar. Confie nos estudos que lhe serão apresentados para a maximização desse orçamento, a partir das ferramentas que os especialistas usam. Poderá ficar espantado se, depois de estudar a fundo o mercado, descobrir que a comunicação mais eficaz é com pequenos anúncios no LinkedIn, ou vídeos de 12 segundos espalhados através do Instagram. Tudo tem uma razão de ser e essa razão deve ser apresentada pelos especialistas de comunicação. Confie. Não vá pelo seu gosto ou “feeling” – aceite o que o mercado da promoção lhe oferece. Muitas vezes perde-se dinheiro num vídeo absolutamente lindo que chega a apenas uma centena de pessoas, sem resultados nenhuns…

 

Escolher os meios

Com orçamento definido, mensagem pronta, público escolhido, é essencial fazer uma aposta nos meios de comunicação eficazes para a sua campanha, para a sua mensagem. Há dezenas de escolhas, centenas de combinações, milhares de possibilidades, hoje. O marketing mix da campanha tem de ser muito bem afinado e permitir chegar ao público de forma interessante e imediata. Estude onde o seu público anda. Não se surpreenda se a sua comunicação passar por um anúncio em papel no Jornal de Notícias, um vídeo de 15 segundos no Youtube e uma imagem estática no Instagram. Os peritos irão demonstrar-lhe porque isso é bom no seu caso. Este ou outra qualquer solução. 

 

Planear no tempo

Quando começar a pensar na campanha para a comunicação eficaz da mensagem tente fazer, assim que possível, um calendário para a sua divulgação. Veja que não está a lançar uma campanha em momentos de sobrecarga ou em tempos mortos. Afine ao longo do tempo o cronograma.

 

Controlar o sucesso da comunicação eficaz

Peça meças do que está a acontecer. A maior parte dos meios digitais permitem-lhe um controlo diário do seu sucesso. Caso a campanha esteja a sair menos bem, reajuste!

 

Reajustar público, meios e tempos

Chegado o momento em que a campanha está lançada pode ser necessário reajustar. Voltemos ao exemplo do carro utilitário. Se durante a campanha for anunciada uma enorme festa de finalistas universitários – e estes forem o seu alvo – a comunicação eficaz será “colar” a sua mensagem promocional a este evento que surgiu de repente e não podia ser adivinhado. A capacidade de reajustar é uma das melhores ferramentas da promoção digital.

 

Incentivar boca-a-boca

Nunca se esqueça do boca-a-boca. Promova sempre uma espécie de “prémio” a quem partilhar a sua mensagem, a quem aconselhar um “like” ou a quem reproduzir um elemento da sua campanha. A capacidade de gerar confiança no boca-a-boca é enorme. A confiança sobe, tal como a notabilidade e notoriedade.

 

Acabar com um “Tcharaan!”

A sua comunicação eficaz de mensagem deve sempre contar com uma espécie de surpresa semi-anunciada. Analise que necessidade ou “desejo” o seu público alvo tem. Será que a maioria prefere uma viagem a Londres ou um telemóvel topo de gama? Uma mala de marca ou uma assinatura da New Yorker? Assim que descobrir, diga-lhes que quem mais “partilhar” a mensagem ou mais “aconselhar” o seu produto ou iniciativa habilita-se ao tal prémio de sonho. Isto incentiva a profusão da mensagem e tora essa difusão “orgânica”: isto é, não paga. O que é vital!

 

A Rossio. Especialistas em comunicação eficaz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.