Designers pensem em grande!

Designers pensem em grande!

Na conferência “Designers pensem em grande!” Tim Brown diz que a profissão design está preocupada em criar objectos estilosos e da moda — mesmo quando em questões urgentes, como o acesso à água potável. O Design tem um grande papel a desempenhar. Tim clama por uma mudança local e colaborativa, utilizando a “metodologia de design” participativa.

Tim Brown foi CEO e Presidente da IDEO. Em entrevista à Yale School of Management, refere que “na IDEO temos uma cultura emergente, onde as pessoas têm sempre novas ideias” e que “se queremos inovar temos que arriscar e para arriscar temos que ter um nível de confiança dentro da organização”.

Questionado sobre “o que é que as organizações precisam para inovar?”, responde:

Qualquer organização que quer inovar, que quer estar preparada para inovar, tem que ter algumas coisas. A primeira e a mais importante são deter métodos para ter uma mente aberta. Um senso de questionamento, de curiosidade é essencial para a inovação e a maneira mais rápida de remover essa curiosidade, na minha opinião, é tendo organizações que olham demasiado para dentro. Não passam o tempo o suficiente no mundo, em particular com os clientes, com as pessoas que gostavam que fossem clientes ou talvez no mundo onde eles gostavam de ter clientes. Mas um senso de curiosidade, uma abertura de mente, um senso de empatia pelo mundo, pelas pessoas que têm problemas que está a tentar resolver, isso é essencial. Designers pensem em grande!

A segunda coisa importante é a capacidade para criar espaços onde a confiança pode acontecer, onde se podem tomar riscos. Na nossa visão operacional do mundo temos a tendência para tentar atenuar e retirar o risco. Mas se queremos inovar temos que arriscar e para tal temos que ter um nível de confiança dentro da organização, porque as pessoas são penalizadas pelo fracasso, especialmente pelo fracasso que é mais útil, aquele em aprendemos mais. Sem isso não irão tentar, e nesse caso não haverá inovar. Outra vez: Designers pensem em grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.